março 19, 2005

Anuncio PUBLICO em jornal PUBLICO moçambicano




Texto e scan do anuncio retirados do photoblog da Striglit (Joana T.)

Quem pensou que isto fosse um anúncio enganou-se redondamente. O seu objectivo era esse, mas não é esse o meu objectivo ao postá-lo aqui.

Qual é a primeira coisa que vos salta aos olhos quando lêem o anúncio? "Casal Branco"???? Pois, foi o que me chamou à atenção a mim. Agora respondam-me, o que é que qualquer casal branco que seja, pode fazer que um casal negro, mulato, amarelo, verde às bolinhas não pode? E será que o inteligentíssimo senhor (usando aqui, toda a minha ironia) que o pôs no anúncio, acha que só existem casais portugueses brancos???
É de estranhar que coisas destas continuem a acontecer hoje em dia. Uma sociedade que se diz tão moderna, um mundo que se diz tão livre de tabus, era de esperar que fosse no mínimo, menos racista. Mas se calhar é verdade, enquanto houver diferença social, acho que problemas como este, como o xenofobismo, nunca vão acabar.

Foi como uma professora minha me disse ontem, não é engraçado uma pessoa que diz muito orgulhosa de si própria "Não sou nada racista, mas admito que preferia que a minha filha não casasse com um negro/branco/amarelo/verde às bolinhas". Que resposta podemos dar a essa pessoa? Sinceramente, já não sei.
Indignam-me as pessoas que se acham superiores por um simples tom de pele. E atenção, falo de racismo em pessoas de todas as cores, contra pessoas de todas as cores. É mais que óbvio que é uma ilusão pensar que só as pessoas brancas são racistas.
Para quem não acreditar no anuncio que está aí na foto, é só ir ao jornal Notícias de hoje (24-02-2005) na página 13.

Não pretendo dar lições de moral a ninguém, até porque já deu para ver que elas não servem de nada. A verdade é que cada vez concordo mais com a Jéssica.....a humanidade está perdida!

"Já que não conseguimos amar-nos uns aos outros, porque é que não tentamos amar-nos outros aos uns?" ---> Mafalda (Quino)

4 Comments:

At 7:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sem comentários!
adoreiiiii!
ADOREI MSM!
escreves mto bem!
beijinhooss!

 
At 2:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oi, td bom?
Mais uma vez tou eu aqui, e mais uma vez para agradecer. Brigadão mesmo por teres postado o meu texto aqui no blog. É um grande incentivo saber que gostaste do que escrevi, e principalmente, que concordas.
Tentei comentar também no teu flog, mas como sempre, o limite de comments já tinha sido atingido.
Estou a ver se me inspiro outra vez, para escrever algo, não exactamente sobre política, não costumo escrever sobre isso. Escrevo mais sobre sentimentos e pessoas, momentos e opiniões, coisas assim. Depois logo se vê o que vai sair.
Bjinhos e mais uma vez, obrigada.
Joana T. aka Striglit***

 
At 4:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Zooreal..sim..uma nova dimençao do surreal..para os dois lados..para quem mete esse tipo de anuncio..e pra quem detem a defeciencia de o fazer..
inacreditavel..como pode um jornal publicar esse tipo de anuncios..
qual deles o pior..serio..ajudem me..qual deles o pior..quem escreve tamenha barbaridade..ou quem a publica??
well..este é o mundo em que vivemos..





acho que no recrutamento do hitler, os requesitos eram os mesmos, senao..mto semelhantes..

 
At 7:06 da tarde, Blogger raklyma said...

Olá..
Bem..as coisas k o mundo nos dá a conhecer..Confesso que fiquei muito admirado
por ver (mais uma vez) que os pensamentos são diversos. Eu tinha uma visão um bokado diferente desta que apresentaste
mas com esta nova visão vou ponderar melhor aquilo que penso sobre esse tema. fiquei admirado com o que vi, no entanto,
não concordo totalmente com isso. É evidente que essas actitudes nos deixam indignados e nos levam também a meditar um pouco
sobre aquilo em que acreditamos...Mas, a minha questão residee no facto de, não é supresa para ti esse tipo de comportamentos (racistas),
mas a tua indignação perante este problema não está apenas no dito comportamento mas sim, no titular do comportamento.
Ou seja, Sentes-te mais indignado pelo facto de ter sido um negro a praticar esse acto vergonhoso pois, se fosse um dito branco a
anunciar a tua reacção não seria dessa amplitude uma vez que já te conformaste com a posição destes últimos em relação à 'matéria' em causa.
Não consideres isso uma acusação mas sim um caminho para expôr a minha teoria.
Tu pertenças a uma das classes e és daqueles que não têm barreiras (tb sou desses) os dois lados são iguais para ti certo? Indiferente!
Se consideras as duas raças (n kerendo envolver outras), contudo, toleras 'falha' de uma delas e não toleras 'falha' dequelas que se pode dizer parecidos contigo apenas pela cor.

Nem sempre escrevo o que penso e por isso sou muito subjectivo. Se não conseguires entender alguma parte diz-m k eu depois explico-lhe pormenorizado.

Continuando..O que eu quero dizer é que SOMOS TODOS de certa forma racistas. Embora não te consiga dizer como ou até que ponto sou racista (isso nem eu sei dizer) e embora não me considerando tal...acredito que tenho 'ALGO' de racista em mim. E, desculpa dizer-to, acho que qualquer um é racista inconscientemente. Eu não tenho conciÊncia do meu racismo mas não refuto hipótese de sê-lo.
Acho que vou ficar por aqui. fika fx [[]]

 

Enviar um comentário

<< Home