dezembro 03, 2004

Resposta aos comentários feitos no post anterior



Ok...depois dos comentários que li sobre a minha prespectiva sobre as eleições 2004 sinto que tenho responder acrescentando uns dados e explicar a minha "abstenção".

1)Sinceramente e como se devem ter apercebido não me revejo na politica nem perfil de nenhum dos candidatos,e dos dois candidatos à Presidência da Republica de Moçambique. Os motivos são os que referi no meu texto de opinião e mais nada para além disso.

2)Não pretendo influenciar ninguem,este "site" é apenas um lugar aonde deposito as minhas opiniões.

3)Por não ter votado devo ficar calado?
Isso é uma questão ética porque eu como direito de cidadão moçambicano,nascido em Moçambique tenho direito à nacionalidade Moçambicana.Alias esse é um dos principais direitos da carta das nações unidas >: O direito à nacionalidade.
Ora se tenho direito à nacionalidade devo ter direito de opinião dentro do pais a qual pertenço.
Ok que nem tudo são direitos.Para haver direitos tambem tem de haver deveres.Até aceito o ponto de vista de que quem não vai as urnas não pode reclamar.É legitimo porque votar é um dever civico.

4)Mas quero deixar claro que abstenho-me não no verdadeiro sentido da palavra mas SIM porque por motivos pessoais,pelo facto de ter vindo estudar para Portugal não tive a oportunidade de me RECEENSEAR para poder votar.
Como devem entender mudar de pais requer organização para uma nova vida,preparativos para os estudos,novos metodos,etc.
E foi por isso que infelizmente não me receensei e é esse o motivo da minha "abstenção" que afinal não é abstenção até porque nem tou recenseado....
Agora estou a pedir não zangarem comigo porque eu só quis mostrar o meu ponto de vista e não acho junto que por ter opinião atirem me com "pedras" como : "Se não votaste, os próximos 5 anos só podes estar caladinho " ou desculpa Xana indirectamente dizer que não contribuo e estou me lixando para o desenvolvimento do pais por não ter votado.Afinal para que é que eu vim para fora estudar?Para meu bem e para oferecer-me a trabalhar para e só para o pais!

Cumprimentos e obrigadoa todos que aqui veem e para todos aqueles que comentam e principalmente para os que se identificam.

Sandro Martins Valigy