outubro 29, 2004

"Quem matou Samora Machel?" Parte I

Tenho sempre muitas ideas sobre o que escrever,sobre o que reflectir mas nem sempre posso traduzir ou transformar a idea para o blog.
Nem sempre da tempo de escrever,estudar e ao mesmo tempo cuidar do fotolog mas deixemos isso de lado porque aqui tou.

Como anunciei no fotolog tenciono escrever nas próximas actualizações sobre um tema que deixa respostas abertas.
É um tema acredito que tem muito por aonde se pegar,aonde começar,por onde terminar.É uma história que interessa e cativa a qualquer pessoa que se identifique com Moçambique ou então pessoas de outros povos que tenham passado por expriências semelhantes as que Moçambique passou com a morte de um lider como Samora Machel.

"Quem matou Samora Machel?"
É uma pergunta que se faz periodicamente e principalmente em alturas de rituais como celebração do dia dos heróis moçambicanos,dia da indepêndencia de Moçambique e faz se ainda mais no dia 19 de Outubro de cada ano que vem passando desde o ano de 1986.

"Quem matou Samora Machel?"
é tambem o titulo de um livro de Alvaro B. Marques que investigou e recolheu dados,trabalhou-os,juntou-os e usando tambem varias ciencias sociais e ciencias exactas tentou arranjar resposta para esta pergunta que teima em não ter resposta a 18 anos.
Para o autor deste livro a morte do Marechal Samora esta ligada a sua figura carismatica na zona da africa austral e ao perigo que ele representava para a politica do apartheid desenvolvida pela Africa do Sul.

Podemos colocar na morte de Samora varias questões.
Não tera o avião caido por razões naturais como deficiencias técnicas sem intervençao directa ou indirecta do ser humano? Tera sido assassinato?
E se foi assassinato quem poderá ter ordenado esta acção?
O livro defende que foi ordem do regime sul africano,e outras fontes dão a entender que poderá ter havido uma traicção dentro do partido Frelimo.

O que é certo é que Samora Machel não foi o primeiro lider a morrer no mundo muito menos em Moçambique.
Antes de Samora temos o caso de Eduardo Mondlane cuja morte tambem parece deixar certas duvidas no ar.Assassinato pela policia politica do regime ditatorial portugues?Ou será que houve intenção interna?
Moçambique é um pais aonde a cultura do assassinato tem se imposto para resolver os problemas que afectam quem tem medo de sofrer as consequencias na pele.Não seria de admirar o encontrar tipo de respostas como as que deixei no ar.

Antes de Samora foi Mondlane e nos entretantos casos semelhantes aconteceram ou ja tinham acontecido por todo mundo politico.
Salvador Allende,Che Guevara,Olof Palm,John Kennedy,Humberto Delgado são apenas nome dos muitos politicos que lutaram para o desenvolvimento das sociedades e são lembrados pelo carisma e espirito de liderança.



5 Comments:

At 9:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A introducao ta nice e pelos vistos o desenvolvimento sera inda melhor...FORCA NISSO!!A cena das minhas "ideias teses" e msm seria(nao to a gozar).Peace pa ti...BLACK POWER..."Negao Sansao"

 
At 12:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

yup.. gramei do artigo.. já tou a wait da partII...
admiro mng esse cotta, tenho alguns livros d revolução escritos por ele, cenas da boa... continua a writar sobre o gajo, n t eskeças, PARTE II. aight ?

Nenhum opressor nos derrubará,
VIVA O POVO D MOÇAMBIQUE
e a Luta Continua !!

RUUD_VAN_RENA'S aka Bola

 
At 3:04 da manhã, Anonymous Anónimo said...

ya nice blog. Continua que são coisas como estas que os jovens moçambicanos deviam fazer mais. E não se limitarem só a querer showfar carros, e apanhar bebedeiras etc.
Não tenho nada contra isso, até porque também gosto de beber os meus copitos a mais com os bradas, mas o problema está em quando isso transforma-se no objectivo único de vida de muito jovem moçambicano.
Mas bem, começo a ficar um (falso) moralista ehehe Fica bem e continua!

P.S. "(...)e principalmente em alturas de rituais como celebração do dia dos heróis moçambicanos,dia da indepêndencia de Moçambique(...)"
Consideras a celebração do feriado da independência e dos heróis moçambicanos, como sendo uma altura de ritual?
Ritual é aquilo que vem de ritos, tradições, costumes. Não estou a ver como é que um feriado para celebrar uma data histórica, pode ser considerado um ritual.

 
At 4:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pois é Sandro... a morte de líderes sempre foi um assunto bastante polémico e profundo, no sentido de ser algo sobre o qual devemos reflectir e no sentido de ser preciso escavar bem fundo para entender o porquê, como e quem...
Mas não é somente a morte de líderes que faz suscitar este tipo de pensamentos... a morte de indivíduos que tentavam descobrir a verdade (muitas vezes sobre a morte de líderes) é algo em que também se deve pensar... há muitos anónimos que morreram em busca da verdade ou simplesmente por tentarem mudar o que precisava de ser mudado...
Gandhi é um dos casos mais tristes... uma pessoa que conseguiu mostrar que a mudança e a revolução não precisam de ser acompanhadas de violência. Houve violência, muita violência, mas por parte de quem estava contra a mudança (ingleses) e por parte de quem não a compreendia (muçulmanos e indianos que queriam e conseguiram a separação). Mesmo quando muçulmanos e indianos começaram uma luta interna que custou muitas vidas e sofrimento, Gandhi conseguiu a paz sem recorrer nem por um minuto à violência contra quem lutava. Iniciou um jejum que durou até que as duas facções se entendessem... apesar do ódio uns pelos outros, o seu amor por Gandhi era maior e nunca deixariam que ele morresse por causa deles. Mas no fim, este homem que era tão amado a ponto de conseguir unir os seus "filhos" (coo os chamava), acabou por ser morto... e pergunto-me eu, como é que alguém teve coragem de matar alguém que simbolizava a pura paz?
A resposta é que existem pessoas capazes de tudo para atingir os seus meios... ou melhor dizendo, existem pessoas que conseguem aceitar dinheiro para fazer o trabalho sujo dos que querem atingir os meios... não foi o veradeiro assassino que o matou, mas sim a voz de quem lhe disse: "Puxa o gatilho!"
Aninha

 
At 1:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

w w w w w RENAMO.....

 

Enviar um comentário

<< Home