outubro 22, 2004

Conclusão sobre "texto/artigo" de Mia Couto (2ª parte)

Quantos dias vou demorar para concluir este artigo?
Não me interessa o tempo que poderei demorar até porque devar se vai ao longe.Quero somente reflictir de forma profunda e ao mesmo tempo fazer com que os que me leiam consigam tirar as suas ilações,opiniões e prespectivas sobre o assunto.


Voltando ao tema...

É claro que todos nós temos valores,é normal quando nascemos os valores serem nos impostos e naturalmente que os interiorizamos porque senão corremos o risco de sermos rejeitados e postos de parte na sociedade que nos envolve.
Pois bem os hábitos e os valores alteram-se,os principios e os valores podem por isso mudar tambem como consequência e foi isso que quis dizer ontem quanto a questão das aparências.
A sociedade actual esta a deixar-se levar por elas.

A nata da sociedade (jet7) é uma montra para um povo maioratiamente pobre que como qualquer ser humano tem ambicões.É natural que quando este civil conseguir vingar na vida queira estar no mesmo patamar e imitar aquilo que viu na montra que apreciava quando estava no andar debaixo.
Vai usar os anéis,o chapéu a cowboy,o telemovel dourado com luzes à arvore de natal e todos os outros acessórios essenciais!E se isto se arrasta?Quem não tiver anel não é jetset?

Fico com um pensamento abstracto quando penso no que poderá ser o futuro desta sociedade...
O que posso fazer para mudar?Sozinho ninguem faz nada nem muda nada.Ao escrever isto tenho o objectivo de alertar para não irem por estes caminhos tal como disse no texto anterior.
Mia Couto debrucou-se sobre cada elemento do que chamei pequeno dicionário do que é essencial para o "jet7"
A critica aos anéis..."O anel aquele elemento decorativo de dedos" é a nova definição do anel para o século XXI,será porque o filme "Senhor dos Anéis" esta na moda?!?

Quando era criança o anel para mim não tinha significado nenhum para alguem que fosse homem...a não ser que este fosse casado porque ai sim ter um anel no 2º dedo da mão esquerda é sinal de amor e simbolo do matrimónio!
Por este caminho quando tiver filhos eles terão uma visão completamente diferente sobre o conceito anel.Isso se nascerem e crescerem na sociedade em questão aonde até mesmo o chefe de estado actual faz questão de seguir a moda com anéis visiveis a 70 metros do sitio aonde faz o discurso de despedida...


Mudando de letra vamos parar ao "fenómeno" Boas Maneiras.
Sim boas maneiras!Elas existem ou tentam dar graça de si.

No ponto de vista Mia Couto defende no seu artigo que quem é do jet7 não deve ter boas maneiras quanto mais pensar em te-las porque se as tiverem perdem o estatuto e o ser chefe,o ser mandão sera uma tarefa impossivel absurdamente incumprivel.
No meu ponto de vista Mia defende muito bem esta questão,é normal porque até eu jovem tambem apercebo-me disso.
Quantas vezes não vemos alguem a fazer das suas e principalmente auto-exibir se com carros de milhares de dolares na Julius Nyerere num pais aonde há pessoas a morrerem por 1 pão.
Mas há que dizer que não é só o jet7 que nao aprecia as boas maneiras.Esse é um mal que abrange toda a sociedade.
Do que esta lá em cima até ao que esta lá em baixo.O estado devia introduzir aulas de ética e nas escolas dentro dos programas das disciplinas levar aos alunos uma idea melhor de estar no mundo.Será que o Estado pensa nisso ou boa maneira continua a ser ter 1 jeep mitsubitshi colt?

O cabelo...critica leve e para mim não faz muito sentido analisar.Podia pegar numa ponta e tentar espremer toda a informação possivel mas ela é tão pouca...Mesmo assim atenção quando virem um careca nas ruas de maputo porque ele pode ser do "jetset"!


"Fim da segunda parte"

2 Comments:

At 1:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ois ;) adorei o teu blog, está óptimo ;)
Realmente sandrinho é complicado querermos mudar o mundo e sentirmo-nos sozinhos nessa jornada quase utópica, mas quero que saibas que tens aqui uma companheira do teu pensamento, porque é o meu maior desejo, poder mudar tudo o que está errado. Como diria Descartes: tirar do cesto das maçãs (onde há maças boas e más) todas elas e começar de novo.
Infelizmente é muito complicado porque se luta contra uma autêntica estrutura social, com níveis de hierarquização muito rígidos e com instituições sociais extremamente "bem treinadas" e competentes, que fazem tudo para que se mantenha a ideologia dominante, incutindo-nos autênticos dogmas desde que nascemos, que confudimos com hábitos e modos de vida, que estão no fundo a moldar toda a nossa personalidade de acordo com o famoso sistema!
Por isso é q num país onde se morre à fome (e os números são verdadeiramente assustadores!) se exibem também os frutos do dito "crescimento económico": carros e quase mansões luxuosas, estilos de vida que a maioria tenta imitar, usando por vezes meios que não de todo "aprovados institucionalmente", mas q passam despercebidos aos olhos d quem interessa...
É injusto, é feio, mas infelizmente vivemos num mundo assim e somos treinados desde pequenos a conviver c esta situação e a ficar quietos para não atrapalhar o "esquema"! Felizmente, és uma das pessoas que não se deixa ficar, "irrequieto" por natureza e espero q continues sempre assim :)
Beijocas, ana sofia

 
At 2:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

oi sandrix...ichhh amei mt teu blog...e mt diferent dos outros,cheios das corezinhas e tal....da pra por foto?e mm original isto aki,gostei!gostei do txt,dos temas...gostei d td!

bj bem grd....kaiita

 

Enviar um comentário

<< Home