Conclusão sobre "texto/artigo" de Mia Couto (Conclusão)
Vivas peeps!
Xi esse blog daqui ta a dar 1 work puxadito mas eu gramo!Nao sei como tou de visitantes,talvez tenha de arranjar um counter mas nao me interessa o numero de visitas para nada porque escrever para mim é como respirar.Uma necessidade."Ora nem mais" ai esta uma expressão hehehe...Pois mas queria dizer que esta na hora de conluir o artigo "jet set" de Mia Couto.
Estavamos no dicionário de bolso de 1 "jetsetista" moçambicano.
Letra C de Cerveja...
Isto é algo comum na nossa sociedade,até eu assimilei o gosto pela cerveja!Talvez seja por viver num pais quente,talvez seja por ser moda...há muitas respostas mas o que eu condeno mesmo não são aqueles que bebem.Condeno aqueles que bebem com 1 estilo bruto e permitam me a espressão " de forma bussal ".Aquela imagem de ir a praia ao domingo é algo assustador...É algo que criticavel a toda sociedade em si porque ate as mulheres estao incluidas.Podemos beber é claro mas ha certas imagens que nao podemos transmitir para o exterior.Deitar lata fora,sujar a rua...Por isso a cerveja é talvez o unico ponto comum entre o jetset e as classes normais.
O chapéu...xi mesmo fundamental e mais do que isso.Estamos a falar de um pequeno dicionário mas o chapéu esta para o homem do jetset como a biblia esta para o padre!É sério e não sei daonde vem esta moda!É normal ver alguem numa truck (carrinha) com a mão de fora (nao esquecer os aneis no dedo) e o chapeu na cabeça...grande estilo este heim?Ai esta o homem do jetset!
Vou saltar os outros objectos porque tenho uma grande pressa para concluir o meu pensamento sobre este artigo.As considerações mais importantes já foram feitas.
O ultimo objecto merece uma palavrinha.O telemovel.Vou contar uma história que se passou uma vez que quis ir comprar crédito na loja dos telemveis no polana shopping.
Entrei e como habitualmente fiquei a conversar um bocadinho com uma das raparigas que trabalha por la.Bate papo normal,umas fofoquinhas e tal e de repente chega um General,Coronel,um soldado de alta patente acompanhado pelo seu guarda costas. Sabia que por aqueles dias havia uma reunião da cplp de altas patentes do exercito dos paises membros.Esta alta patente entra,analisa os telefones e pede ajuda para escolher um telefone.Estava na duvida entre 2 grandes marcas.Pegou num que custava uns 12 milhões e disse não este não..."Qual é o mais caro?" A moça amostrou-lhe e em menos de 5 minutos o Coronel pagou o valor que já nem me lembro qual era.O valor a pagar não deve caber na minha memória mas sei que o telefone era na altura o mais caro.
É uma histórinha sem muito por onde se pegar até porque o coronel nem era moçambicano mas se entrarmos no texto de Mia COuto percebemos a importância de ter o telemovel mais moderno,com as luzinhas que acendem etc.
Se juntarmos as ideas podemos tambem concluir que a cultura "telemovel" esta presente tão presente em Moçambique como nos outros paises da Cplp...
Assim se voce é do "jetset" ,tem chapéu e ainda não tem UM telemovel corra já para adquirir aquele modelo ultra importante para o seu estatuo.Um telemovel que aquele pedinte da esquina,que aquela criança do Niassa nem sonha existir.
E mais não disse...
2 Comments:
KOmeh, Primo?
Tu tas a xcrever cenas k poem o ppl a refletir. Ve-la se poes isso por xcrito num caderno e kem sabe um dia poxas publicar um book teu.
Aposto k os tios e os avos devem orgulhar-se mng de ti Greg-ino...
Hasta gramei bombardeia estes gajos boy
Pois é Sandro, mais uma vez vens lembrar uma realidade feia e cruel, que não tem fronteiras, limites ou mesmo idade: em todas as sociedades (excepto na nossa querida Utopia) existiu esse triste espectáculo: os ricos a ficarem cada vez mais ricos, com um espectáculo de ostentação que fere a vista e que é degradante quando pensamos que há pessoas que nem sonham que possa existir esse tipo de riqueza, que sonham apenas com o próximo prato de comida e que rezam todas as noites a um deus que lhes nega o mínimo de conforto, para que possam sobreviver aos dias que estão por vir...
Pergunto-me se algum dia existirá a "justiça social" de que o pai da Sociologia, Durkheim, tanto falava e pela qual sempre lutou.
Acredito que tu vais ser uma destas pessoas Sandro, continua assim :)
Enviar um comentário
<< Home